três atitudes para você dominar sua mente

9 05 2008

Para sentir alegria interior no planeta Terra você precisa se esforçar

Você tem se esforçado para ser positivo e alegre?
Você tem se lembrado de se amar e de cultivar pensamentos bons e positivos?

Se você se esforçar sinceramente, perceberá que se tornará mais fácil.Tudo se torna mais fácil com a prática. Se você persistir em seus esforços para permanecer positivo e alegre, você desenvolverá muito poder e força e, sua recompensa será sua própria felicidade e a paz da mente.

Quando você disciplina sua mente para ver o lado bom nas coisas, para naturalmente ver o melhor nas pessoas e em você mesmo, você sintoniza-se com o poder que governa todo este universo.Você conquista uma mente amável, tranqüila, mais silenciosa, com autodomínio e confiança.

Três atitudes importantes para a prática do domínio da mente:

1. Substituir imediatamente pensamentos negativos por pensamentos positivos

É importante a qualidade dos pensamentos mantidos na mente. Experimentaremos condições e experiências correspondentes à nossa atitude mental predominante e aos nossos pensamentos habituais. Um pensamento negativo nos conduzirá a uma experiência desagradável, enquanto que pensamentos positivos nos conduzirão a experiências agradáveis.

Como o pensamento é criativo, o que quer que acreditemos ser verdade na mente será manifestado ou criado. Por essa razão, uma pessoa que habitualmente e persistentemente pensa negativamente, precisa tornar seus pensamentos positivos. Ela precisa pensar no que faz bem e recusar a pensar, sobretudo, o que lhe faz mal.
Se um pensamento negativo surge, precisamos substituí-lo imediatamente por um pensamento positivo ou por um mantra.

Muitas pessoas não têm idéia do que fazer com seus pensamentos negativos, e assim eles permanecem na mente. O segredo é substitui-los.

2. Reduzir os pensamentos

De vez em quando podemos lembrar disso: observar a mente e perceber que o que estamos pensando é totalmente desnecessário. Podemos simplesmente afastar este pensamento desnecessário. Não alimentá-lo e fazer disto um hábito. Ao reduzir os pensamentos vamos aquietando a mente.

Geralmente não observamos a mente para ver o que ela está fazendo, para ver se está se comportando bem ou mal, para ver se está criando alguma coisa ruim e tola. E colhemos o fruto desses pensamentos e depois ficamos a imaginar: “Por que eu mereci isto? Eu não fiz nada para ninguém”. “Estou deprimido. Por que estou assim?” Não compreendemos que tudo surgiu da mente não controlada.

A vigilância melhora a qualidade de nossos pensamentos. A mente não pensa coisas ruins se está sendo observada. Ela se sente embaraçada quando é “pega” pensando alguma coisa estúpida. Assim se você realmente faz um esforço para observar a mente e ver o que ela está fazendo, ela tenderá a se comportar bem. Ela age pior quando sabe que não estamos dando atenção para o que ela está fazendo.

Quando a pessoa, constantemente, observa a mente, ela se torna calma e quieta.

3. Manter a mente equilibrada e estável

Freqüentemente, a mente está muito instável. Quase todas as influências externas podem tirar a mente do equilíbrio e nos fazer pensar o que realmente não queremos pensar.
Não podemos estabilizar a mente da noite para o dia porque ela ficou muitos anos fazendo o que bem entende. Mas a mente se torna estável através da prática da hatha yoga, da concentração, da meditação, da prática constante, da vigilância sobre nossos pensamentos.

Devido à mente, muitas pessoas consideram a vida uma luta. Geralmente, não acham que a vida possa ser fácil e feliz. Não importa o que uma pessoa adquiriu ou possui, seus próprios pensamentos podem lhe fazer sentir-se infeliz.
Muitas pessoas pensam: “Se eu pelo menos tivesse aquilo, eu seria feliz…” E então, elas conseguem aquilo, mas nada fica melhor, porque a condição da mente permanece a mesma. A única coisa que pode ser melhorada é a mente.

Depende de nós o que permitimos que a mente pense. É nossa vontade, nosso livre-arbítrio. Se não controlamos a mente, não há nada que possamos controlar.
Todos nós temos procurado muito pela alegria, felicidade e contentamento. Temos tentado muitas coisas. Temos adquirido dinheiro, posses e segurança, participado de muitos eventos sociais, viagens e relacionamentos.

Todavia, a verdadeira alegria vem para uma pessoa quando ela se torna livre da carga de sua própria mente. Esta libertação é uma realização gradual. Ela paulatinamente vai afastando os pensamentos e sentimentos negativos e estabelecerá um ânimo positivo, mais saúde física e emocional.

Pensamento molda o destino

Compreenda que cada pensamento molda seu destino. Através do controle de seus pensamentos você controla seu destino. Pode mudar sua atitude perante os acontecimentos. Pode mudar os efeitos do seu karma. Pode parar de sofrer e se tornar mais contente.
Não se prenda a fatalismo, dizendo que tudo é karma, que é seu destino, que não adianta se esforçar. Isto é uma incompreensão das leis do pensamento. Você criou seu próprio destino pelos seus pensamentos e pelas suas ações.
Você quer ser mais próspero, saudável, tranqüilo e cheio de entusiasmo? Você quer ajudar os outros? Você aspira experimentar a paz do Ser interior?

Então se deseja alguma dessas coisas, você precisa disciplinar sua mente e escolher pensar positivamente. Pensando, desejando e agindo corretamente poderá se tornar mais feliz.

Crie o hábito de ser mais alegre

Descubra a alegria nos momentos simples, como ver o pôr-do-sol; caminhar e sentir a beleza da praia; de um parque; das folhas das árvores e flores. Agradeça o dom da visão e sinta como isto alegra você e lhe conecta com a natureza ao seu redor. Perceba o sentimento de alegria que vem de ter terminado uma tarefa, de encontrar um amigo.
Reconheça alegria em sua vida cotidiana e compartilhe isto com os outros, em seus pensamentos, palavras e ações. Perceba os benefícios para você e para os outros quando você propaga bom humor e alegria ao seu redor.

Entenda que para sentir alegria interior no planeta Terra você precisa se esforçar. Ela não surge por acaso. Ela é fruto do autocontrole, de uma atitude positiva, do sentimento de gratidão, do correto dever, do entusiasmo, de se encantar com as pequenas coisas da vida, de estar presente no momento presente, de desfrutar sua vida.

Lembre-se de cultivar a alegria. Permita-se alegrar sua vida. Fique em paz!

Emilce Shrividya é professora de Hatha Yoga
http://www1. uol.com.br/ vyaestelar/ equilibre_ se_tres

About these ads

Ações

Information

14 responses

9 09 2008
Kaio Augusto

O problema em relação não é somente você tentar dominar a sua mente, e sim tentar te entender por si só, a partir do momento que você se descobre sozinho que realmente você é, é ai que você entra no jogo da vida. Não basta você só mente ser feliz e alegre que isso não adianta nada, pessoas comuns vivem a vida atrás de um objetivo obvio, a morte no final de tudo isso sem pensar neles mesmos. Nem tudo na via é trabalho, você tem que conhecer seus limites e tentar não viver numa rotina, a vida começa a ter sentido se você tentar viver cada momento como se fosse o ultimo, uma boa lição para você aprender a controlar m ais sua mente, você teria que começar tirando e deletando duas palavras da sua vida, “NUNCA” e “IMPOSSIVEL”, nenhum,a dessas duas palavras existe, foi simplesmente a preguiça que adquirimos de pensar em algo bom… Outra coisa muito importante seria você colocar em sua vida a seguinte frase, “PARA MIM NÃO EXISTE O IMPOSSIVEL”. A partir do momento que você viver essas frases, você entenderia um pouco melhor que é você, não é ruim adquirir novos meios de vida, e sim tentar se acostumar com elas. Pense, pois pensar te de deixa mais aliviado!

21 10 2008
Guilherme

Pooxa muuito obrigadaa ..
eu ja assisti o segredo muitas vezes , mas não conseguia entender completamente, mais vocês ja me ajudarão bastante !
vou continuar pesquisando para entender cada dia mais ..
até o dia em que eu perceber que eu ja domino completamente a minha mente ..
Obrigado, sem mais !

1 12 2009
Julival Junior

Você não sabe o alivio que estou no momento, vi que eu não tenho exatamente nada, simplismente preciso aprender a controlar minha mente, deixa de pensar coisas negativamente e transforma-las em positivo. valorizar a vida, o que eu tenho hoje, que consquistei, analisar que tudo não é maravilha, analisar que eu não sou dono do mundo e vou resolver tudo, curtir momento atuais, deixar imaginações banais pra lá e cultiva sempre pensamentos positivos.
Ou seja, fazer sempre um filtro!!!!

Muito obrigado!!!!!

28 04 2010
Marieth

possas q bom gostei dos exercicios q temos q fazer para dominar a nossa mente, eu tenho uma fase que nada é díficil qdo a gente tem vontade e nada é impossivel qdo a gente acredita , gostei muito e tenho a certeza que ja me ajudou muito

muito Obrigado vou continuar a pesquisar

16 01 2011
Pablo franco

Muito Obrigado …. Pelos ensinamentos mentais , pois minha mente so tinha pensamentos negativos . Vo tenta sempre atualizar a minha mente com estas dicas mostradas aki por este site …..

30 01 2011
claudio

muito obrigado valeu mesmo.

4 06 2011
marluci

Fico feliz por ler assuntos como esse,hj estive meio depressiva,triste por causa de coisas do meu passado,coisas que busco esquecer mas nao consigo dominar bem a mente pra isso,é o que mais preciso saber dominar minha mente ela me faz sofrer muito,as pessoas deveriam aprender isso sobre como melhor viver com sua mente,pq simplismente nao é somente viver ,pra algumas pessoas como eu é muito complexo,depois que descobri que tenho depressao,auto estima reduzida fiquei mais esperta sobre como melhor controlar meus pensamentos,minhas açoes e com isso reduzi em muito os meus problemas,espero conseguir mais vantagens sobre minha mente,parece as vezes que ela nao é minha aliada,mas é ´otimo contar com essa ajuda virtual obg.

5 07 2011
val

Fiquei contente com as dicas e percebi que nao sou nenhuma alienada, pois existem mutas outras pessoas que se sentem como eu, mas agora to vendo que seguindo esses ensinamentos posso aquirir a paz que minha mente precisa…obrigada

10 07 2011
DAVID OLIVEIRA

OLA,TENHO TIDO UMA LUTA TERRÍVEL,CONTRA PENSAMENTOS NEGATIVOS,CHEGO A FICAR BLOQUEADO DA MENTE SO FICO A OLHAR MESMO,E BOM LER ESTAS FRASES,NOS DA UM GRANDE APOIO,VEJO QUE SÓ AH UMA ÚNICA SOLUÇÃO— DOMINAR A MENTE MESMO.BJ PARA TODOS QUE TEM ESTA GRANDE LUTA,FORÇA AMIGOS.

10 06 2012
Rari Favaro

Q delicia de leitura. se o ser humano pudesse compreender a simplicidade da vida tudo de fato seria leve , assim como uma Lagarta se prepara interruptamente para voar sublime , assim devemos aceitar o fato de que: a vida é resultado de um verdadeiro sentido em observar o incompreendido que se torna dia apos dia um ritual diário de auto-controle fazendo presente o simples outrora intitulado como Desesperador .

25 06 2012
Sebastião Honofre Sobrinho

Sábias palavras e muito elucidante. A prática do pensamento realmente gera efeitos de comportamento no ser, que podem ser bons ou ruins. Inclusive novos pensamento são consequência de outros pensamento, já que nosso cérebro é um canteiro de dados e informações, onde, ora plantamos… ora colhemos. Nesta lógica, novos pensamentos, portanto, somente poderão ser bons, se neste canteiro tivermos coisas boas para colhermos. Trata-se de um ciclo vicioso positivo – plantamos coisas boas e colhemos coisas boas, plantamos coisas ruins e colhemos coisas ruins.

6 11 2012
denise morales

otima dicas,precisamos sempre de bons conselhos,afinal nós somos o que comemos e pensamos vamos sempre restaurar a nossa mente…obrigada!!!!beijos de luz!!!!!

31 07 2013
Ray Lustosa

Legal ! gostei.

5 09 2013
luizelaine moreira de faria sperandio

Estar com saúde é tudo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 71 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: